Risco a Melanoma

Aplicação:

    Melanoma é um tipo de câncer que se desenvolve nas células que produzem a melanina (melanócitos), as quais são células responsáveis pela pigmentação da pele. Caracteriza-se por uma lesão maligna potencialmente grave, que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central, com grande risco de produzir metástases e com altas taxas de mortalidade nos estágios mais avançados.

    A hereditariedade de melanoma é estimada em 18-21%, ou seja, os fatores ambientais contribuem mais para o  risco do que fatores genéticos. Contribuições genéticas para o risco de melanoma incluem fatores ainda desconhecidos e também fatores conhecidos, como os polimorfismos analisados neste teste. Outros fatores que podem aumentar o risco incluem: pele clara, viver em um clima ensolarado, a exposição excessiva ao sol, uma história de queimaduras solares, nevos atipicos, presença de numerosos nevos e sardas, cabelos ruivos e incapacidade de bronzeamento.

    Este teste não é diagnóstico de melanoma e não se pode descartar o risco de desenvolver melanoma no futuro. Esse é um teste preditivo, que analisa os genes TYR (tirosinase), SLC45A2 (também conhecido como gene CDKN2A ou gene MATP - proteina transportadora associada a membrana) e MC1R (receptor de melanocortina 1). 

 

Material:

Sangue periférico (EDTA)

Dry spot W903 / PES

Saliva         

Volume da amostra:

5mL para sangue total (tubo primário).

 Saliva: 1ml 

Preparo do paciente:

Não há preparo no caso do sangue total

Saliva: não ingerir liquidos e alimentos 30 minutos antes da coleta e remover a maquiagem labial

Observações:

Indicar medicamentos em uso

Amostras em soro ou plasma serão rejeitadas

No caso de saliva: solicitar o kit de coleta ao Centro de Genomas®

Armazenamento:
Sangue total: refrigerado (2 a 8°C)
 
Dry spot e saliva: temperatura ambiente
Estabilidade:

Sangue total: 3 meses refrigerado e 6 meses congelado 

Dry spot: 1 mês

Saliva: 1 semana

Metodologia: PCR + Sequenciamento dos genes MC1R, TYR e CDKN2A
Prazo de entrega: 15 dias úteis.
Transporte do material:

O material deve ser transportado à temperatura ambiente em  sua caixa própria se Dry Spot em W903 ou PES / Células bucais / Saliva 

Sangue total: refrigerado (2° a 8°C)

Prazo para recebimento: 24 horas  
Cód. Exame: G-9035
 
Importante: Indispensável o envio do formulário de solicitação de exames e o consentimento informado preenchido e assinado