Ureaplasma (Ureaplasma urealyticum) / Micoplasma (Mycoplasma hominis)

Aplicação: Ureaplasma urealyticum é uma bactéria que afeta cerca de 70% dos casais sexualmente ativos. Apesar de ser um infecção sexualmente transmitida (IST), não é considerada uma IST padrão. Isso porque o individuo pode nunca ter sintomas, mas em outros casos pode apresentar infertilidade e outras complicações. Responsável por 20 a 30% dos casos de uretrite não-gonocócica, este patógeno está associado com inflamação, parto prematuro, septicemia, meningite e pneumonia no recém-nascido. 

A infecção por ureaplasma é causada pela transmissão do agente de uma pssoa para outra, por meio de saliva, sangue, ar, agulha ou relação sexual. É extremamente contagiosa e geralmente é transmitida por relação sexual desprotegida (individuos com múltiplos parceiros).

Geralmente o paciente não apresenta sintomas e, a maioria, não sabe que está infectada; porém, o paciente pode apresentar dor abdominal baixa, disúria, secreção vaginal/peniana e sangramento na uretra. Os sintomas comumente aparecem quando os pacientes apresentam outras condições como uretrite, epididimite e corioamnionite. Em pacientes imunocomprometidos, o U. urealyticum está associado à artrite, osteomelite, pericardite, e doença pulmonar progressiva.

A espécie Mycoplasma é o menor organismo vivo e não possui parede celular, o que é responsável pela falta de reação à coloração do gram e pela ausência de suscetibilidade a alguns antibióticos como betalactâmicos. Geralmente está associado a superficies mucosas, residindo nos tratos respiratório e urogenital. Raraente penetra na submucosa, exceto em casos de imunossupressão ou instrumentação, quando pode invadir a coreente sanguinea e disseminar para órgãos e tecidos. 

O Mycoplasma hominis é um dos causadores da uretrite e cistite. O M. hominis está relacionado também com cervicites e abscessos tubo-ovarianos. Os micoplasmas podem desempenhar papéis causais no aborto espontâneo e na perda precoce da gravidez. Este patógeno pode ser determinado por PCR em secreções e urina.

Material:

1- Escovado do colo uterino, cervical, vaginal, uretral.*

2- Urina 1º jato.

3- Sêmen.

Volume de Amostra:

Urina 1º jato - 5mL.

Sêmen - 1mL.

Preparo do Paciente:

1- Abstinência sexual de 48 horas.

2- Não fazer uso de óvulos e cremes vaginais.

3- Não realizar duchas ou lavagem interna.

4- Não realizar ultrassom transvaginal.

5- Não estar menstruada

6- Não realizar higiene intima por 12h.

Observações: - Indicar medicações utilizadas pelo paciente.
- Em casos de exames anteriores, enviar os resultados obtidos.
Armazenamento : Refrigerar (2º a 8°C).
Estabilidade: 7 dias refrigerado
Metodologia: PCR.
Prazo de entrega: 05 dias úteis.
Transporte do material: O material deve ser transportado congelado (gelo seco) em caixas de isopor.
Prazo para recebimento:  Até 24 horas após o envio.
Código: M-9016

*Nota: Enviar o material no Kit fornecido pelo Centro de Genomas