DPD – Teste de Sensibilidade
ao 5-fluorouracil

Farmacogenética

DPD – Teste de Sensibilidade ao 5-fluorouracil
DPD*2 – POLIMORFISMO IVS14 +1G>A

As fluoropirimidinas, que têm a 5-Fluorouracil (5FU) como principal representante,  são importantes agentes quimioterápicos para o tratamento de diversos tipos de câncer. A 5-FU é um dos mais antigos e mais utilizados em diferentes esquemas infusionais, mas carrega um risco de toxicidade grave que pode levar à morte. Os sintomas da toxicidade 5-FU incluem mielossupressão, mucosite, diarréia, queda de cabelos, febre, perda de peso marcante e neurotoxicidade.

A toxicidade ao uso de fluoropirimidinas é causada pela redução da atividade da enzima dihidropirimidina desidrogenase (DPD). O gene responsável por codificar essa enzima é o DPDY, localizado no cromossomo 1. Variantes genéticas no gene DPYD afetam sua expressão causando uma redução da atividade da enzima e consequente toxicidade devido ao acúmulo de metabólitos intermediários das fluoropirimidinas. Atualmente são conhecidas 17 mutações associadas à baixa atividade da DPD. O polimorfismo IVS14+1G>A (também conhecido como DPD*2, c.1905+1G>A ou rs3918290) é responsável por cerca de 50% dos casos de baixa atividade da enzima. A presença desse polimorfismo em heterozigose ou homozigose causa 50% de redução da atividade enzimática e está associada com toxicidade após o tratamento com fluoropirimidinas.

Considerando as toxicidades severas relacionadas ao 5-FU em pacientes com uma baixa atividade da DPD, a identificação do genótipo de risco no diagnóstico molecular deveria ser rotineiramente realizada antes de iniciar o tratamento com este agente quimioterápico. Um resultado negativo no teste DPD*2 não exclui a presença de outras variantes genéticas no gene DPYD que possam afetar a expressão da enzima dihidropirimidina desidrogenase. Os alelos DPYD*13 (rs55886062) e rs67376798 também resultam em baixa atividade enzimática.

Confira abaixo os detalhes de cada Exame (Indicação, Amostras, Prazos e Transporte)

DPD – Teste de Sensibilidade ao 5-fluorouracil

INDICAÇÃO

DPD – Teste de Sensibilidade ao 5-fluorouracil
DPD*2 – POLIMORFISMO IVS14 +1G>A

METODOLOGIA

Amplificação por PCR da região do polimorfismo DPD*2, seguida da técnica RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism) e visualização em gel de agarose.

AMOSTRA

Sangue Total EDTA (5mL)

TRANSPORTE

Temperatura Ambiente
Estabilidade de 5 dias.

PRAZO DE RESULTADO

05 dias úteis